Buscar
  • Equipe Terapeuta Pet

Massagem para animais: o que é e quais os benefícios?

Terapeuta Pet, como assim massagem em animais? Isso mesmo! Confira o nosso artigo e saiba porque investir nessa técnica para seus amigos pets.


Depois de um dia de trabalho, seja no escritório, no trânsito, na rua... Quem não deseja uma massagem terapêutica e relaxante para esquecer um pouco dos problemas e questões que enfrentamos no dia a dia, não é mesmo? Pois saiba que receber massagens e seus benefícios não é exclusividade humana. Os animais, assim como nós, possuem períodos de estresse e devem relaxar para “esquecer os problemas”.



A massagem para animais ou massagem pet é muito benéfica para nossos amiguinhos. Ela promove o bem-estar, relaxamento e até detecta feridas e anomalias, já que trabalha o toque direto no corpo do animal. Não há tanta diferença dos benefícios da massagem humana para a massagem pet, já que ela proporciona:


- Liberação de substâncias colinérgicas

- Redução da frequência cardíaca

- Redução do nível plasmático de cortisol

- Baixa do quadro de ansiedade

- Alívio das tensões musculares e fáscias

- Facilita o alongamento e rearranjo muscular


Atenção! Apesar de serem parecidas (massagem para humanos e para animais) nos benefícios, é preciso muito estudo e práticas específicas para realizar uma massagem pet!


As manobras realizadas, intensidade do toque, tempo de massagem, além da observação do comportamento animal, são informações cruciais, que somente o massoterapeuta pet pode realizar com conhecimento. E não se engane, se o pet não quiser massagem naquele dia, a opção é dele! O animal precisa estar de acordo, caso contrário, a massagem não deve ser realizada.


Todo animal pode receber a massagem? Desde que esteja saudável fisicamente e após uma avaliação do terapeuta pet, pode!



A massagem pode ser utilizada nas seguintes situações:


- Em animais muito estressados: esse estresse pode se manifestar tanto fisiologicamente quanto psicologicamente

- Animais muito ansiosos: a massagem contribui para o alívio da ansiedade

- Animais que tentem a ter SAS (Síndrome da Ansiedade de Separação)

- Animais que possuem resistência ao toque (lembrando que ele precisa estar à vontade e, neste caso, é preciso paciência ao realizar a massagem)

- Medo: dessensibilização ao toque

- Estreitar os laços entre cães e seus tutores


Consulte um terapeuta pet ou massoterapeuta especializado em massagem pet para avaliar as condições e tratamentos necessários para seu amigo peludo!


E, se você, tutor, se interessou em aprender, aqui nos Cursos Terapeuta Pet temos um curso específico de massagem para animais. Acesse a agenda e saiba as datas!


Saiba mais:


Conteúdo do curso de massagem Quem somos Nosso projeto

73 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo